>> A Relação de Guimarães / História da Relação / Acontecimentos Relevantes / 2.º Aniversário da Relação de Guimaraes

2.º Aniversário da Relação de Guimaraes

Versão para impressão PDF

 

2.º Aniversário da Relação de Guimarães

O Tribunal da Relação de Guimarães, em 02 de Abril de 2004 , completou o seu 2.º ano de actividade jurisdicional.

Também no seu 2.º ano, com entrada de elevado número de recursos, foi com forte vontade, esforço constante e o sentido rigoroso do cumprimento do dever - mesmo com "sacrifício", de todos quantos neste exerceram funções, na sua vida pessoal, nomeadamente, prejuízo do lazer e do descanso, e, tantas vezes, mesmo da família - que se tornou possível encontrar soluções, e dar resposta a tanta procura.

O resultado está à vista:

Se em 2002, após Maio, foram decididos, nas áreas cível e criminal, 1.013 processos (recursos e respectivos incidentes), em 2003, foram decididos 2.532.

Sem nunca se ter abdicado de fazer Justiça e sempre com a preocupação da sua qualidade (em tempo, com a profundidade e ponderação devidas...e exigíveis), o Tribunal da Relação de Guimarães solidificou-se: "merecedor das melhores referências".

São-lhe reconhecidas!

E os seus fautores, quer ao nível dos Srs. Magistrados quer ao nível dos Srs. Oficiais de Justiça - incluindo o Sr. Juiz-Desembargador, Dr. Narciso Machado e o Sr. Júlio Loureiro, Oficial de Justiça, que não constam das imagens respectivas - hei-los:

2003 / 2004 (Abril)

aniversario2a

Magistrados Judiciais (área cível)
Em cima (da esquerda para a direita): - Dr. Vieira e Cunha; Dr. Carvalho Guerra; Dr. Carvalho Martins; Dr. António Ribeiro; Dr. Manso Raínho; Dr. Silva Rato; Dr. Aníbal Jerónimo.
Em baixo (da esquerda para a direita): - Dr. António Magalhães; Dra. Rosa Tching; Dr. Espinheira Baltar; Dra. Teresa Albuquerque; Dr. António Gonçalves; Dr. Amílcar Andrade; Dr. Gomes da Silva.

aniversario2b

Magistrados Judiciais (área criminal)

Em cima (da esquerda para a direita) - Dr. Miguês Garcia; Dr. Tomé Branco; Dra. Nazaré Saraiva e Dr. Francisco Marcolino.
Em baixo (da esquerda para a direita) - Dr. Teixeira Mendes; Dra. Maria Augusta; Dr. Anselmo Lopes; Dr. Tomé Branco; Dr. Ricardo Silva.

aniversario2c

Magistrados do Ministério Público
Em cima (da esquerda para a direita): - Dr. Pestana Pereira; Dr. Alípio Ribeiro; Dr. Vinício Ribeiro; Dr. Amaro Neves.
Em baixo (da esquerda para a direita) - Dr. Ribeiro Soares; Dr. Sousa Mendes.

aniversario2d

Funcionários Judiciais
Em cima (da esquerda para a direita): - D. Carla Governo; D. Cristina Sousa; Sr. Jorge Santos; D. Maria Alice Teixeira; D. Sandra Freitas; Sr. Fernando Andrade.
Ao centro (da esquerda para a direita) : - D. Angelina Monteiro; D. Fernanda Araújo; D. Emília Vieira; Sr. Marcelo Freitas; D. Ana Freitas; Sr. Rui Costa.
Em baixo (da esquerda para a direita): - D. Cristina Moura; D. Rosa Soares; Sr. Sérgio Ferreira; D. Elizabete Magalhães; Sr. Sérgio Silva; D. Gisela Lopes.

Neste 2.º Aniversário, e porque é norma deste Tribunal a dinamização de actos que possam estimular os laços de amizade entre os seus Agentes, em 03/04/04 , teve lugar numa Quinta, em Mazedo, Monção, uma lampreiada (à moda de Monção), regada, além do mais, com o melhor vinho da região - Alvarinho - o que constituiu momento muito do agrado de todos os participantes (do Tribunal e alguns amigos que, connosco, confraternizaram).

No final, o Presidente agradeceu o esforço de todos, presentes e ausentes, no desenvolvimento da actividade jurisdicional no ano que findou.

Foi desta forma simples, calorosa e amiga, que, com radioso sol - entre dias nebulosos - este Tribunal, internamente, fez a sua celebração.

Tomou ainda o Presidente da Relação a iniciativa de - como forma de agradecimento e de reconhecimento pela dedicação de todos à constituição, estruturação e sedimentação do Tribunal - dar a todos, Magistrados e Funcionários, Público Louvor, que fez publicar no n.º 106 do Diário da República, II Série, de 06 de Maio de 2004 .

É deste o seu teor:

"Louvor n.º 126/2004 - O presidente do Tribunal da Relação de Guimarães, no dia do 2.º aniversário deste, em 2 de Abril de 2004 , considerando:
a) o elevado grau de dedicação e esforço despendidos;
b) a forma profunda, isenta, imparcial e competente como, ao longo destes dois anos, têm sido decididos os litígios;
c) o sub dimensionamento dos respectivos quadros, ainda hoje claramente existente, mas sobretudo na sua primeira fase após a instalação;
d) E o facto deste nunca ter impedido Justiça tempestiva, apesar da elevada dimensão dos feitos a julgamento;
Louva todos os magistrados do Tribunal, e do facto dá público conhecimento.
2 de Abril de 2004 . - O Presidente, Lázaro Martins de Faria."

"Louvor n.º 127/2004 - O presidente do Tribunal da Relação de Guimarães, no dia do 2.º aniversário deste, em 2 de Abril de 2004 , considerando:
a) a forma cuidada e competente como os funcionários exerceram as suas funções;
b) a magnitude do trabalho, quer judicial quer administrativo, em contraposição com o reduzido número de pessoas colocadas e ao mesmo afecto;
c) o cumprimento sempre tempestivo do serviço, com o sentido rigoroso do dever e visível esmero;
d) O bom relacionamento entre todos, a entreajuda, a simpatia e celeridade no atendimento dos utentes;
Louva todos os funcionários deste, desde a sua instalação.
2 de Abril de 2004 . - O Presidente, Lázaro Martins de Faria."

Esta é uma pequena síntese - já que se pretendeu evitar ser fastidioso.

Juiz Conselheiro Dr. Lázaro Martins de Faria
(Texto escrito enquanto Presidente do Tribunal da Relação de Guimarães)

 

Contactos da Relação de Guimarães

Largo João Franco, 248
4800-413 Guimarães