>> A Relação de Guimarães / História da Relação / Atos diversos / Atos diversos do ano de 2003

Atos diversos do ano de 2003

Versão para impressão PDF

Em 21-JUNHO-2003 - das 21h30 às 24h00
Embora sob a organização e responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães, teve lugar nas instalações deste Tribunal da Relação:
Integradas nas comemorações do sesquicentenário da elevação de Guimarães a cidade, iniciativas de significativo alcance cultural: O Lançamento do Livro "O Centro Histórico de Guimarães", com Colóquio pelo Professor Arquitecto César Portela, e apresentação de um filme sobre o Centro Histórico desta cidade, em DVD.


Em 22-JUNHO-2003 - das 17h30 às 20h00
Inauguração da Exposição Comemorativa dos 150 Anos da Elevação de Guimarães a Cidade, com desenhos por: Graça Pereira Coutinho, Pedro Calapez, Rui Sanches, Sofia Areal, Graça Morais, Manuel Botelho, João Cutileiro, Margarida Lagarto, Pires Vieira e José de Guimarães.
Teve lugar também, no mesmo Átrio uma intervenção musical, presenciada por inúmeras pessoas, da autoria de Anabela Laranjeiro (ao piano) e Paulo Gaio Lima (violoncelo).
A Exposição manteve-se aberta e patente ao Público, desde 22 de Junho até 31 de Julho de 2003.
Pela simplicidade das formas, pelo modo e meios como o Palácio dos Coutos foi recuperado pela Câmara Municipal de Guimarães, através do seu Gabinete Técnico Local (G.T.L.) e pela localização daquele em pleno Centro Histórico, tem sido o Palácio - Tribunal da Relação - visitado não só por grupos de turistas mas também por alunos de várias Escolas que, acompanhadas por professor ou professores, desejam conhecer "in loco" quer o Palácio quer o modo de funcionamento do Tribunal Superior da Relação.
A todos, na medida do possível, este Tribunal tem recebido - e continuará a receber - sempre que possível com curta "palestra", no sentido de dar algum conteúdo útil a tais visitas.


Em 30-SETEMBRO-2003
Neste Tribunal fizemos recepção, em 30 de Setembro de 2003, a uma Delegação de Juízes Brasileiros composta pelos Sr. Ministro Dr. Nilson Naves Presidente do S.T.J., Senhora Naves, Dr. Geraldo Baptista Sobral, Acessor Especial da Presidência, Senhora Elaine Almeida Rocha - Acessora de Imprensa da Presidência, acompanhados pelos Sr. Vice-Presidente do S. T. J. - Juiz Conselheiro Dr. José António Mesquita e pelas Dr.as Ana Ferreira e Isabel Oliveira.
Feita formalmente sessão de "Boas Vindas", seguiu-se visita ao Tribunal e à cidade; após almoço, servido em casa condicente com a Dignidade de tão ilustres visitantes - Pousada de Nossa Senhora da Oliveira - nesta cidade, deu-se por finda a visita.
Igualmente neste Tribunal, neste mesmo dia, reuniu o Plenário do C. S. M., em acto invulgar quão invulgar foi a saída deste Órgão Constitucional da sua normal sede - Lisboa.
Foi um acto por Nós recebido com o maior agrado, que muito dignificou e honrou o Tribunal para o qual colaborou com o empenho e com a dedicação de que era merecedor aquele Órgão.


Em 13-DEZEMBRO-2003
Em 13 de Dezembro de 2003, teve lugar o almoço de Natal - antecedendo as "Férias Judiciais", do Tribunal da Relação de Guimarães, na Quinta do Assento... em Guimarães.
Tratou-se, como no ano anterior, de um encontro de confraternização, entre Colegas Magistrados e Oficiais de Justiça, que muito contribuiu para o bom relacionamento entre todos, para um melhor conhecimento mútuo e para uma maior sedimentação das relações de amizade - elementos fundamentais ao bom desempenho das respectivas funções.

Contactos da Relação de Guimarães

Largo João Franco, 248
4800-413 Guimarães