>> A Relação de Guimarães / História da Relação / Atos diversos / Atos diversos do ano de 2004

Atos diversos do ano de 2004

Versão para impressão PDF


VISITAS E REUNIÕES DE TRABALHO

Em 8 de Março de 2004 , o Presidente deslocou-se ao Tribunal de Esposende por motivos de obras naquele Tribunal, tendo aí reunido com os Srs. Magistrados, inteirando-se do estado daquelas e dos problemas Destes.

Em 15 de Março recebeu no Tribunal os Srs. Advogados Estagiários de Braga sob a Direcção e Coordenação do Sr. Dr. Jorge Pereira. O encontro/recepção foi aproveitado para uma curta e informal palestra incidente sobre a vida dos e nos Tribunais e ainda sobre a interacção com a advocacia, sobretudo na fase difícil que ocorre, sobretudo, no seu início.

Em 16 de Abril reuniu, no Tribunal de Viana do Castelo, com os Srs. Juízes do respectivo Círculo Judicial.

Em 30 de Abril fez idêntica reunião com os Srs. Juízes do Círculo Judicial de Barcelos, no Tribunal Judicial desta cidade.

Em 7 e 21 de Maio, reunião com o mesmo objecto e fins, no Tribunal de Braga e, no Tribunal Judicial de Guimarães, com os Srs. Juízes dos respectivos Círculos Judiciais.

 

OBJECTO DESTAS REUNIÕES

Estas reuniões com os Srs. Juízes visaram a auscultação presencial dos seus problemas, o debelar de dúvidas existentes e um melhor e mais profundo conhecimento entre eles e com o Presidente da Relação, o que - como é óbvio - é benéfico ao exercício das funções dos participantes.

Em 7 de Julho, após as sessões das respectivas secções cível e criminal teve lugar "confraternização" entre todos os Agentes da Justiça que exercem funções neste Tribunal, constando de um Almoço - momento de "descompressão" - criador e dinamizador de melhor conhecimento e amizade, entre todos.

Em 13 de Julho, deslocação do Presidente em visita de trabalho a Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho, aqui tendo uma reunião com o Sr. Presidente da Câmara, face às carências também visíveis nos respectivos tribunais, quanto a este agravadas pelo facto do edifício original do Tribunal (sito no prédio da Câmara Municipal) se encontrar em profundas obras.

2004-09-20

Em 20 de Setembro, teve lugar o acto de posse dos novos Srs. Juízes Desembargadores, no Salão Nobre do Tribunal da Relação, seguido das respectivas sessões cível e criminal. Tomaram posse, não só os Srs. Juízes que como auxiliares já nele exerciam funções e neste continuaram, em virtude da renovação das respectivas comissões de serviço (a Dra. Teresa Albuquerque, e os Drs. António Ribeiro, Vieira e Cunha, e Ricardo Silva) como ainda, ex novo, o Sr. Juiz Desembargador Dr. José Miguel Pereira da Rocha e Sr. Juiz Auxiliar Dr. António Eleutério B. V. de Almeida. Dos Srs. Juízes, em primeira nomeação neste, o primeiro foi colocado na secção Cível (ocupando a posição do Sr. Dr. António Ribeiro, entretanto nomeado Secretário de Estado da Justiça); e o segundo, na secção criminal, para a posição deixada pelo Sr. Juiz Desembargador Dr. Heitor Gonçalves (Inspector Judicial).

Da esquerda para a direita:
- Dr. Ricardo Silva; Dr. Pereira da Rocha; Dra. Teresa Albuquerque; Dr. Lázaro Faria; Dr. António Eleutério e Dr. Vieira e Cunha.

Estes actos de posse representam sempre um ponto alto e significativo na acção do Tribunal. Por ele entronizam-se neste novos Juízes, os quais - com o seu esforço, dedicação e saber - vêm dar-lhe corpo e propiciar-lhe vida. Sem Juízes, não há tribunais!

Em 15 de Dezembro - Almoço de Fim de Ano. À semelhança de, em outros anos, o Tribunal da Relação, através do Seu Presidente e do Seu Vice-Presidente, participou e/ou fez-se representar em múltiplos eventos, para que foi convidado, como: Conferências, Congressos, Encontros, celebrações ou actos públicos,.. etc. promovidos por outras Entidades entre outras, a saber: Ministério da Justiça, DGAJ, CEJ, Universidade do Minho , Câmara Municipal de Guimarães, Associação Jurídica de Braga, Associação Jurídica da Maia, etc.

Contactos da Relação de Guimarães

Largo João Franco, 248
4800-413 Guimarães